terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Medite e compreenda essa mensagem


“A BELEZA DAS PALAVRAS MEIGAS”

“...Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. Que desejas? Cumprir-se á...”
O livro de provérbios ensina: “A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga os ossos” [25.15]. Você descobrirá que, quando agimos com sabedoria e paciência, a meiguice pode realizar coisas difíceis.
Admiramos a sabedoria da rainha Ester ao persuadir seu poderoso marido, o rei Assuero, a anular um edito de morte contra seu povo, os judeus. Hoje, vamos apreciar o uso que Ester fez das palavras meigas, da “língua branda”, para que o coração de seu marido se voltasse contra Hamã, o segundo homem mais importante do reino e instigador do plano maligno para aniquilar os judeus, e a favor do povo hebreu.
Porém, antes de tudo, é importante observar o que Ester não fez ao tomar conhecimento do plano contra seu povo. Em nenhum lugar do dez capítulos que narram a história da vida de Ester, você encontrará raiva ou agitação, violência ou pânico, precipitação ou reação. Ester sabia que emoções descontroladas não lhe ajudariam a impedir a desgraça. Portanto, preferiu usar como arma palavras meigas, gentis, persistentes e persuasivas.
Quais as características das “palavras meigas” de Ester? E, mais importante ainda, quais são as características das suas palavras, minha querida irmã?
-Palavras de respeito. Quando Ester dirigiu-se a seu marido, disse: “Se bem te parecer...”, “Se achei favor perante o rei...” e “farei segundo o rei me concede”[5.4,8].
-Palavras de hospitalidade. A graciosa Ester fez um convite meigo ao rei: “Venha o rei...hoje ao banquete que eu preparei”[5.4].
-Palavras de prudência. Ao perceber que o momento não era adequado para seu pedido, Ester foi sábia e convidou o rei “ao banquete que...hei de preparar amanhã”[5.8].
-Palavras diretas. Quando chegou o momento certo, Ester pediu corajosamente:”Se bem parecer ao rei, dê-se me por minha petição a minha vida, pelo meu desejo, o meu povo”[7.3].
-Palavras sucintas. Ester proferiu palavras de respeito, de hospitalidade, de prudência e diretas cuidadosamente escolhidas. Ela falou apenas o necessário e, é claro, com muita elegância e graça.
Que Deus nos conceda a beleza das palavras meigas!
Miss Marli Silvério / Extraído do livro : Mulheres que amavam a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário